USP cria papel que faz diagnóstico de HIV em 30 minutos

Tags:, ,

06 de abril de 2010 – 15:28

Custo do exame não passa de R$ 0,10

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos, estão desenvolvendo uma nova técnica para análise de exames. Um papel  é colocado sobre uma gota de urina ou de sangue e, em segundos, ganha uma nova coloração, permitindo a identificação de alterações no organismo.

O método, semelhante ao utilizado nos testes de gravidez, pode ser usado em exames de níveis de glicose, de proteínas, problemas renais e até o vírus HIV.

A principal vantagem é que o resultado fica pronto em no máximo 30 minutos, o que é essencial para lugares distantes e de difícil acesso. “Você não precisa de um médico, um biólogo, um bioquímico, um farmacêutico no meio do sertão para fazer o teste”, disse o pesquisador da USP, Emanoel Carrilho.

O método, que tem custo inferior a R$ 0,10 por exame, será testado em um projeto piloto na região Nordeste.

Os pesquisadores pretendem desenvolver uma nova tecnologia para que o aparelho celular seja capaz de fazer a leitura do resultado dos exames.

Fonte: Rede Bom Dia

Data de criação: 08/04/2010
Última atualização: 23/04/2010

Tags:, ,

Textos relacionados:

AIDS | HIV nas redes sociais

  • orkut
  • twitter
  • facebook
  • youtube
  • rss

Deixe sua mensagem

Lembramos que a equipe do site AIDS/HIV é formada por jornalistas. Portanto, as informações encontradas no site NÃO dispensam as orientações médicas. O nosso objetivo é informar e nunca substituir a palavra de um médico.


(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem