Soropositivos têm 11 vezes mais chances de desenvolver hanseníase, informa jornal Amazônia

Tags:, , ,

18/03/2010 – 10h20

Estudo desenvolvido pela Universidade do Estado do Pará indica que pessoas que vivem com HIV têm até 11 vezes mais chances de desenvolver hanseníase. As informações são do jornal Amazônia. Leia a matéria na íntegra a seguir.

Soropositivo mais ameaçado

Portadores do vírus HIV/Aids têm maior possibilidade de desenvolver a hanseníase

Portadores do vírus ou da síndrome da imunodeficiência adquirida (HIV/Aids)têm até onze vezes mais chance de desenvolver a hanseníase. É o que aponta o estudo realizado pela dermatologista e infectologista Marília Brasil Xavier, reitora da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Os dados levantados pela médica sugerem que o número de casos de hanseníase é maior entre os pacientes soropositivos. Segundo a pesquisa, 6,7 em cada 100 infectados pelo vírus da Aids em populações de alta endemicidade para hanseníase na Amazônia, apresentaram a coinfecção. Esta taxa de prevalência é considerada alta e deve ser vista com atenção pelas autoridades da saúde pública no Estado.

O estudo clínico epidemiológico foi realizado no período de 2007 a 2008, em Belém – que possui o maior número de casos de hanseníase do Estado -, Santarém e Parauapebas. Eles constataram que a incidência da hanseníase é maior em pacientes com o vírus. “A cada 100 pessoas com HIV/Aids, estima-se que 6,7 podem ter hanseníase na região. Ainda não existem muitos estudos epidemiológicos para que se faça um comparativo com o restante do país, mas sabe-se que a taxa de detecção no Pará ainda é alta”, afirmou. Segundo ela, dados do Ministério da Saúde informam que, em 2006, a cada 10 mil pessoas, 11 desenvolveram a hanseníase no Pará – independente do vírus HIV.

De acordo com Marília Xavier, o fator de risco é o mesmo para portadores e não portadores do vírus. “Todos têm que estar atentos se tiverem casos de hanseníase na família ou no domicílio”, informou.

A médica explicou que os pacientes apresentam a doença principalmente quando já desenvolveram os sintomas da Aids, após o início do tratamento contra o vírus HIV. “Antes do tratamento, ele se encontra tão debilitado que não apresenta a resposta inflamatória ou clínica para o agente da hanseníase. A partir do momento que ele melhora a imunidade, melhora a capacidade de apresentar a resposta inflamatória e manifesta o caso clínico da doença”, observou.

A boa notícia é que, na maioria dos casos, os pacientes com Aids apresentam respostas positivas ao tratamento tradicional da hanseníase.

Fonte: Amazônia

Data de criação: 18/03/2010
Última atualização: 25/03/2010

Tags:, , ,

Textos relacionados:

AIDS | HIV nas redes sociais

  • orkut
  • twitter
  • facebook
  • youtube
  • rss

2 Comentários Publicados

  1. levy disse:

    é bom que muitos portadores de hiv ,podem saber que ao menos o tratamento pra hanseniase é um tratamento tranquilo, por que os coquetéis e a baixa imunidade isso por si só deve ser um penar.
    por que nosso país ainda trata isso como um certo TABÚ ?

  2. carlos alberto pedroza lima disse:

    conhecido por carlos, descobri que sou soropositivo em outubro de 2010, foi a pior notícia que já recebi, mas graças a Deus hoje aquele pensamento que sou um doente já está se acabando e já estou voltando a minha realidade, viver muito bem, trabalhar, ter uma vida ligada a deus, pois sem ele não conseguiria, mas ele sim foi meu forte amigo, a ele eu rendo toda honra e toda glória, pois sei que le nunca coloca uma carga se não podemos carregá-la, quero também agradecer à minha família, meus amigos de trabalho, como ser humano não tenho palavras para estes, como também outras pessoas que verdadeiramente foram meus amigos, como deane e anderson daqui de onde eu moro em rio branco – acre.

Deixe sua mensagem

Lembramos que a equipe do site AIDS/HIV é formada por jornalistas. Portanto, as informações encontradas no site NÃO dispensam as orientações médicas. O nosso objetivo é informar e nunca substituir a palavra de um médico.


(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem