Sintomas da AIDS: veja quando é preciso fazer o teste

Tags:, , ,

Desde que a Aids foi descoberta, no inicio da década 80, pesquisadores de todo o mundo tentam descobrir a forma de contê-la. Enquanto a cura ou a vacina da doença não chega, a alternativa que a população tem é se prevenir.

A camisinha tem sido a grande aliada neste processo. Mais do que nunca ela é o item fundamental para se ter na bolsa ou na carteira.

Mas ainda assim há muita gente que deixar de usá-la por achar que terá menos prazer ou mesmo por achar que nunca vai adquirir o vírus HIV, que é responsável pela Aids.

O fato é que apesar de tanta informação há muita gente que ainda faz sexo sem proteção, com parceiros fixos ou eventuais.

Mas, infelizmente, para a maioria das pessoas depois do prazer vem o medo. Sem o uso da proteção, a dúvida se houve contaminação é a que mais atormenta. Portanto, nunca é demais dizer que tanto para sua saúde física quanto emocional e mental é preciso usar a camisinha.

Todas as pessoas que tem vida ativa deveriam fazer o teste da aids com uma certa frequencia. Mas por medo e preconceito o número de pessoas que se submete ao exame ainda é muito pequeno. Porém, para quem tem relações desprotegidas o exame é um item fundamental.

Após a contaminação com o vírus da Aids, há um intervalo, geralmente de meses ou mesmo anos, para o aparecimento dos sintomas da aids.

 

Não adianta ficar procurando na internet os sintomas da Aids, porque as chances de você apresentar alguns deles é imensa e isso pode causar mais estresse. O sintomas da aids se assemelham aos de muitos doenças, como uma simples gripe, vai desde febre até o aparecimento de manchas no corpo. Portanto se há alguma dúvida, se houve sexo sem proteção, a alternativa é fazer o teste.

Em todo o país, há Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) que oferecem os exames gratuitos, com discrição e segurança. Lá também podem ser realizados exames de outras DSTs.

O maior inimigo da Aids ainda é o preconceito. As pessoas fazem sexo sem proteção e ainda assim não querem se submeter ao exame. Quando mais cedo se souber da contaminação mais fácil e tranquilo é o tratamento. É isso que vai garantir uma vida de completa saúde e disposição.

Entre os sinas mais comuns da Aids destacam-se: emagrecimento com perda de mais de 10% do peso corporal; diarréia prolongada (por mais de um mês); febre persistente (por mais de um mês); tosse seca e sem motivo aparente; suores noturnos; fadiga permanente; candidíase (sapinho) persistente – oral ou vaginal

 

 

Data de criação: 24/10/2011
Última atualização: 24/10/2011

Tags:, , ,

Textos relacionados:

AIDS | HIV nas redes sociais

  • orkut
  • twitter
  • facebook
  • youtube
  • rss

9 Comentários Publicados

  1. SULAMITA disse:

    MINHA MAE TEM 59ANOS E AIDS A 4 ANOS E JUNTO COM A AIDS ELA DESCUBRIU A EPATITE C, ELA COMEÇOU O TRATAMENTO A 2 MESES PERDEU MUITA MASSA MUSCULAR,ELA ENTROU EM DEPRESAO ELA SENTE MUITA VERGONHA DE SAIR. E MUITAS PEESSOAS ME PERGUNTAM SE ELA ESTA COM AIDS POR DEVIDO O PESO DELA SERA QUE EXISTE ALGUNS TRATAMENTOS OU REMEDIOS QUE ELA POSSA VOLTAR A MASSA MUSCULAR NORMAL.

    • Aids Hiv disse:

      Sulamita, seria interessante ela um acompanhamento nutricional para ajudá-la a adquirir massa muscular. é importante que quando ela estiver bem, converse com o médica para avaliar a possibilidade de fazer exercícios físicos. um apoio psicologico vai ajudá-la passar por este periodo.

  2. Cleber disse:

    Minha dúvida é a seguinte.

    Tive uma relação sexual sem proteção e minha parceira tinha o soro positivo.

    Se eu realizar o teste amanhã saberei se estou infectado ou não? Ou deve-se esperar algum tempo para realizar o teste?

    Obrigado.

  3. joao kiala disse:

    Gostaria mais esclarecimentos sobre o teste rápido. QUANTOS RISCOS PARA SE CONSIDERAR O TESTE POSITVO E QUANTOS TESTE DEVO REPETIR PARA TER BA CERTEZA DA POSITIVIDADE?

    • Aids Hiv disse:

      João, não lista de riscos para o teste ser considerado positivo ou não… o resultado é com base na analise do sangue e não na conduta do paciente… se der positivo, é importante se fazer um teste de laboratório para confirmar o resultado.

  4. allan disse:

    Gostaria de saber por gentileza!
    Quem fez relacao sexual 24hs apos pode desenvolver o virus HIV? E mesmo fizer o exame de sangue pode detectar o virus?

    • Aids Hiv disse:

      Allan, só um exame específico pode identificar o hiv no organismo…
      a partir do momento da contaminação, é possível contaminar outras pessoas sim, mesmo sem o resultado ser visivel nos exames.

Deixe sua mensagem

Lembramos que a equipe do site AIDS/HIV é formada por jornalistas. Portanto, as informações encontradas no site NÃO dispensam as orientações médicas. O nosso objetivo é informar e nunca substituir a palavra de um médico.


(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem