Pessoas com HIV/aids podem se vacinar contra o H1N1 a partir de segunda-feira

Tags:, , ,

23/03/2010 – 16h20

A partir deste mês, a vacina contra a hepatite B será estendida para cerca de 60 mil salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco em populações mais vulneráveis. Além da ampliação do acesso, outros grupos prioritários foram incorporados, entre eles caminhoneiros, portadores de doenças sexualmente transmissíveis e gestantes. Manicures, pedicures e podólogos também estão no rol dos novos beneficiados, assim como lésbicas, bissexuais, transgêneros e pessoas que vivem em assentamentos e acampamentos.

O Ministério da Saúde adquiriu 33 milhões de doses, que serão oferecidas ao longo do ano de 2010 – 18 milhões a mais do que o destinado no ano anterior. A imunização contra a doença é uma das principais medidas de prevenção. Após as três doses, mais de 90% dos adultos jovens e 95% das crianças e adolescentes ficam imunizados contra a hepatite B.

No Brasil, 7,44% da população de 10 a 69 anos já teve contato com o vírus da hepatite B (VHB), de acordo com dados do Estudo de Prevalência de Base Populacional das Infecções pelos Vírus das Hepatites A, B e C nas capitais do País. A evolução para a forma crônica ocorre em aproximadamente 5% a 10% dos adultos expostos ao vírus, que podem ainda desenvolver cirrose e câncer de fígado.

A hepatite viral B é transmitida pelo sangue, esperma e secreção vaginal. Pode ocorrer pela relação sexual desprotegida ou pelo compartilhamento de objetos contaminados, como: lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, equipamentos de manicures e podólogos, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens. Também há risco de infecção quando usuários de drogas usam instrumentos comuns – tanto no caso das injetáveis (cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), como das inaláveis (cocaína) e das pipadas (crack). A transmissão também pode ocorrer da mãe infectada para o bebê. Acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança, são fatores de exposição à infecção pela hepatite B.

Fonte: Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais

Data de criação: 20/03/2010
Última atualização: 25/03/2010

Tags:, , ,

Textos relacionados:

AIDS | HIV nas redes sociais

  • orkut
  • twitter
  • facebook
  • youtube
  • rss

2 Comentários Publicados

  1. Ercilia Sinhori Klein disse:

    Olá sou profissional da aréa da podologia, e estou iniciando um trabalho sobre atendimento podologico em pacientes com HIV ,Purpura e Diabetes ,estou procurando informações sobre o que acontece com pés desses pacientes ,suas unhas, verrugas plantares, se alguem puder me fornecer fotos de pés e casos clinicos agradeço , porque é pouca informação sobre atendimento com esses pacientes e eu tenho alguns pacientes , mas para meu trabalho ficar melhor preciso de informações confiaveis e de tudo que achei vcs parecem entender bem sobre o assunto, tenho uma sobrinha de 12 anos que tem hiv, é muito dificil ela esta na faze de querer ir ao salão com amiguinhas então eu disse a ela que só eu posso cortar a unha dela,eu tenho medo que alguma manicure machuque ela ou tenha preconceito ela ainda não sabe que tem o virus, é complicado vcs devem entender a mãe dela morreu a 10 anos e quem cuida dela é minha sogra, e eu acho um assunto muito nteressante de fazer um tcc pricipalmente informar outras profissionais sobre como atender esterelisar reconhecer, e principalmente agir sem preconceito, por favor se alguel puder me ajudar agradeço. obrigada Ercilia Sinhori Klein

    • Aids Hiv disse:

      Ercila, espero que os portadores de HIV possam contribuir com sua pesquisa. depois envie seu email para as pessoas se comunicarem com vc

Deixe sua mensagem

Lembramos que a equipe do site AIDS/HIV é formada por jornalistas. Portanto, as informações encontradas no site NÃO dispensam as orientações médicas. O nosso objetivo é informar e nunca substituir a palavra de um médico.


(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem