Pesquisa revela que 37% dos adolescentes não conhecem situações de risco para DST

Tags:, ,

Um estudo divulgado pelo Instituto Kaplan, entidade não governamental que trabalha para a educação sexual, detectou que 37% dos jovens entre 13 e 18 anos não conhecem as situações de riscos para contrair uma doença sexualmente transmissível.

“Quando falamos de DST, a primeira relação que eles fazem é com a aids, desconhecendo as outras doenças que podem aumentar, inclusive, as chances de se infectar pelo próprio HIV”, explica Camila Macedo Guastaferro, do Vale Sonhar, projeto da Kaplan de prevenção a gravidez indesejada.

A pesquisa foi realizada em São Paulo em fevereiro, com 1.149 adolescentes, sendo 54% do sexo feminino. Do total de entrevistados, 97% apresentaram conhecimento sobre o que é a sigla DST e 100% conheciam a sigla aids. “Isso mostra a importância das campanhas como fator de divulgação do conhecimento em saúde”, observa a coordenadora do Kaplan, Maria Helena Vilela.

A pesquisa apontou ainda que as DSTs mais citadas foram: HIV/aids, gonorréia, sífilis, HPV e Herpes. Mais de 80% dos jovens apontaram que as informações foram dadas pelo professor, na escola.

Só 11% tiveram conhecimento das DST em casa com os pais; 16% disseram ter acesso das informações por revistas e jornais; 9% pela internet; 5% pelas Unidades Básicas de Saúde e 4% com amigos.

“A informação passada pelo professor é importantíssima para a prevenção de DST e gravidez na adolescência. O ambiente escolar e uma metodologia adequada quebram tabus e proporcionam a oportunidade do jovem lidar com a temática de modo natural. Os pais devem intensificar o diálogo em casa para esse adolescente ter todas as condições de se prevenir contra uma gravidez fora de hora ou adquirir uma DST”, conclui Maria Helena.

Fonte: Agência de Notícias da Aids

Data de criação: 24/06/2011
Última atualização: 24/06/2011

Tags:, ,

Textos relacionados:

AIDS | HIV nas redes sociais

  • orkut
  • twitter
  • facebook
  • youtube
  • rss

2 Comentários Publicados

  1. elzinete araujo da silva disse:

    o que os adolescentes usam para se prevenir da AIDS e como alertar doa perigo que ela causa .

Deixe sua mensagem

Lembramos que a equipe do site AIDS/HIV é formada por jornalistas. Portanto, as informações encontradas no site NÃO dispensam as orientações médicas. O nosso objetivo é informar e nunca substituir a palavra de um médico.


(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem