Pacientes com HIV têm mais chances de fraturas ósseas

Tags:, , , ,

Um estudo realizado no Rocky Montain Center for AIDS Research, em Denver, Estados Unidos, concluiu que portadores do vírus HIV têm maior risco de fraturas ósseas que a população não contaminada.

De acordo com Benjamin Young, doutor e pesquisador, o HIV aumenta a fragilidade das vértebras da coluna e no cólo do fêmur. Alguns fatores, como a longevidade cada vez maior de portadores do vírus, abuso de substâncias, infecções associadas, como hepatite, e a presença de diabetes podem explicar o achado.

O risco de fraturas é ainda maior quando a doença está no estágio mais avançado. Ou seja, quando o número de células de defesa do organismo (linfócitos CD4) é menor. A baixa densidade mineral óssea tem sido observada entre os pacientes portadores do HIV por muitos anos, mas haviam poucos dados sobre a incidência de fraturas.

Para o estudo, foram analisados 5.286 indivíduos com HIV. Os testes foram comparados a testes realizados em pessoas sem o vírus.

FOnte: Portal de Paulinia

Data de criação: 16/03/2011
Última atualização: 16/03/2011

Tags:, , , ,

Textos relacionados:

AIDS | HIV nas redes sociais

  • orkut
  • twitter
  • facebook
  • youtube
  • rss

Deixe sua mensagem

Lembramos que a equipe do site AIDS/HIV é formada por jornalistas. Portanto, as informações encontradas no site NÃO dispensam as orientações médicas. O nosso objetivo é informar e nunca substituir a palavra de um médico.


(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem