ONU: Lançada nova política sobre medicamentos contra Aids/HIV

Tags:, , ,

Agências da ONU defendem redução de custos de medicamentos anti-retrovirais e maior acesso ao tratamento das pessoas que vivem com o vírus.

Agências da Nações Unidas lançaram um apelo para que seja adaptada a regulamentação da Organização Mundial do Comércio sobre patentes de medicamentos para tratar o vírus HIV.

Uma política para o efeito foi publicada esta terça-feira, em Genebra, pelo Programa Conjunto da ONU sobre Aids/HIV, Onusida, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, e a Organização Mundial da Saúde, OMS.

Reduzir os custos

O objectivo é reduzir os custos de medicamentos anti-retrovirais e expandir o acesso a tratamento de quem vive com o vírus. Apenas um terço das 15 milhões de pessoas necessitadas são tratados atualmente com os medicamentos anti-retrovirais, diz o grupo.

As agências citaram o exemplo do Brasil, que permitiu reduzir o preço do Efanvirenz em mais de dois terços por dose. Segundo afirmaram, “as diferenças de custos podem limitar esforços de governos dos países em assegurarem o tratamento aos necessitados.

Vantagens da política

De acordo com o diretor executivo adjunto da Onusida, Paul De Lay, as disposições da nova política “permitiriam aos países produzir, importar e exportar medicamentos atualmente protegidos pela lei de patentes e propriedade intelectual.”

Ele acrescentou que as medidas também incluem uma “viragem radical na plataforma de tratamento, tornando os medicamentos mais eficazes, simples, acessíveis e tolerados pelos pacientes.”

Fonte: Rádio das Nações Unidas

Data de criação: 16/03/2011
Última atualização: 16/03/2011

Tags:, , ,

Textos relacionados:

AIDS | HIV nas redes sociais

  • orkut
  • twitter
  • facebook
  • youtube
  • rss

2 Comentários Publicados

  1. eronildes disse:

    as vezes fico pensando como alguem diz q a poucas chances de alguem transmitir o hiv atraves do bj pq a saliva destroi o virus e n ter conseguido encontrar o q destroi o virus na corrente sanguinea.desculpe minha pergunta com certeza ignorante afinal sou apenas uma curiosa. gostaria muito q um sabio tirasse minha dúvida. n sou portadora sou apenas curiosa trabalho na area da saude e sempre leio qdo posso sobre virus e sindromes.

Deixe sua mensagem

Lembramos que a equipe do site AIDS/HIV é formada por jornalistas. Portanto, as informações encontradas no site NÃO dispensam as orientações médicas. O nosso objetivo é informar e nunca substituir a palavra de um médico.


(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem