Ministério da Saúde vai oferecer novo tratamento contra Aids

Tags:, , ,

O Brasil vai passar a oferecer um novo medicamento para pacientes portadores do vírus HIV que apresentam resistência aos tratamentos convencionais. O Ministério da Saúde adquiriu mais 3.300 frascos do antirretroviral etravirina, considerado de terceira geração para o tratamento da doença.

Com a nova aquisição, sobe para vinte o número de medicamentos oferecidos pelo governo federal no tratamento da Aids. A estimativa é de que aproximadamente mil pacientes tenham acesso ao novo medicamento ainda este ano.

Para o assessor técnico do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ronaldo Hallal, o antirretroviral etravirina vai aprimorar ainda mais o tratamento da aids no Brasil. “Esse medicamento vem acrescentar no arsenal terapêutico para pacientes que têm poucas opções. Seu perfil de atividade consegue levar a supressão da replicação do vírus, da multiplicação viral, em pacientes que já utilizaram, já foram experimentados e falharam com os outros antirretrovirais. E outras que tenham desenvolvido falhas no tratamento no último ano vão possuir a alternativa também da etravirina.”

Ronaldo Hallal ressalta ainda que para tomar o novo medicamento, o paciente deve realizar exames e receber orientações no Sistema Único de Saúde.”A utilização dele deve ser sempre orientada por exames de resistência. Por testes de resistência, por genotipagem. E, a partir desses exames, indicar o esquema de resgate mais adequado. Estou me referindo os testes de resistências que são realizado no âmbito do Sistema Único de Saúde. É feito uma análise para avaliar a adequação da sua utilização, para que não seja utilizado nem muito cedo nem muito tarde do ponto de vista do tratamento.”

Segundo o assessor técnico, a novidade representa um avanço do Brasil, não só por possibilitar o acesso gratuito a esses medicamentos de alto custo, como também pelos exames feitos no País que conseguem identificar a resistência do HIV.

FONTE: Agência do Rádio

Data de criação: 20/10/2010
Última atualização: 20/10/2010

Tags:, , ,

Textos relacionados:

AIDS | HIV nas redes sociais

  • orkut
  • twitter
  • facebook
  • youtube
  • rss

Deixe sua mensagem

Lembramos que a equipe do site AIDS/HIV é formada por jornalistas. Portanto, as informações encontradas no site NÃO dispensam as orientações médicas. O nosso objetivo é informar e nunca substituir a palavra de um médico.


(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem