HIV/Aids: Cientistas ligam vírus a infecção por salmonela

Tags:, ,

Cientistas americanos descobriram a forma como pessoas portadoras do vírus HIV se tornam mais vulneráveis a infecções causadas pela bactéria salmonela. O achado, obtido por uma pesquisa realizada com homens africanos, confirma que os anticorpos da Aids (moléculas responsáveis por desencadear a defesa do corpo contra infecções) neutralizam a ação dos outros, que deveriam lutar contra a bactéria.

Em um relatório publicado nesta quinta-feira (22) pela revista americana Science, os cientistas da Universidade do Alabama (EUA) afirmaram que a descoberta explica por que os portadores do vírus HIV têm uma alta taxa de mortalidade ao serem infectados pela salmonela. Além disso, eles preveem que a descoberta vai ajudar a criar vacinas mais efetivas contra o HIV.

A salmonelose de tipo não contagiosa causa vômitos e diarréias e é contraída pelo consumo de alimentos infectados com a bactéria. Também pode provocar infecções na corrente sanguínea em pessoas com problemas no sistema imunológico, como os portadores do HIV ou crianças com malária, anemia ou desnutrição.

No estudo, os pesquisadores determinaram que os portadores do vírus têm altos níveis de anticorpos contra a salmonela. No entanto, ao contrário do que ocorre nos adultos saudáveis, eles não eliminam a bactéria. Os anticorpos desses pacientes com o HIV impedem que o sistema elimine a bactéria da salmonelose ao ligar-se a uma estrutura da superfície do micróbio – com isso, bloqueiam a ação dos anticorpos, diz Cal MacLennan, principal autor da pesquisa.

– Achávamos que os pacientes de HIV eram mais suscetíveis às infecções bacterianas devido a deficiências em seu sistema de imunização. Mas nesse estudo determinamos que, na realidade, o que causa o problema é o excesso de anticorpos.

Fonte: R7

Data de criação: 23/04/2010
Última atualização: 23/04/2010

Tags:, ,

Textos relacionados:

AIDS | HIV nas redes sociais

  • orkut
  • twitter
  • facebook
  • youtube
  • rss

2 Comentários Publicados

  1. larissa disse:

    Olá,
    meu nome é Larissa, tive minha ultima relaçao em Outubro do ano passado..
    fiquei com algumas dúvidas,

    primeira: houve penetraçao sem camisinha por um tempo, mas nao ocorreu ejaculaçao.. foi durante pouco tempo, é possível eu ter sido contaminada?
    ou seja, a doença está presente só no sêmen, ou somente com a penetraçao eu ja corro risco? ele nao “gozou dentro”..

    segunda: o que eu sentiria primeiramente se tiver contaminada?
    eu li sobre febre, dor de garganta, essas coisas..
    queda de cabelo é um dos sintomas???

    terceira: num hemograma completo eu já sei se tenho o virus ou tenho que fazer o exame específico?

    Por favor, me respondam assim que possivel.
    Obrigada.

    • Aids Hiv disse:

      Larissa, especialistas declaram que mesmo antes da ejaculação o pênis libera excreções que, caso o homem seja portador de algum vírus ou bactéria sexualmente traansmissivel, pode contaminar sim.
      os sintomas são os que você leu. mas é bom lembrar que ser portador do hiv não indica que a pessoa tem aids, que é quando a doença se desenvolve. portanto muitas pessoas tem o vírus, mas ainda não sabem porque não tem sintomas.
      só um exame específico pode detectar a presença do vírus hiv.

Deixe sua mensagem

Lembramos que a equipe do site AIDS/HIV é formada por jornalistas. Portanto, as informações encontradas no site NÃO dispensam as orientações médicas. O nosso objetivo é informar e nunca substituir a palavra de um médico.


(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem