Exames de HIV de hospital federal no Rio de Janeiro podem ter erros, publica O Dia Online

Tags:, , ,

A direção do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) vai apurar alertas de funcionários da unidade de que também pode ter havido erros nos resultados de exames laboratoriais para diagnóstico de outras enfermidades – entre elas aids, herpes e citomegalovírus. Como O Dia noticiou , falha técnica levou a alterações nos laudos de pacientes que fizeram testes para detectar hepatite C  no período de 16 a 31 de agosto.

A auditoria interna, que começou ontem no HFB, está analisando primeiramente os exames de hepatite C. Até as 12h30, havia identificado 48 laudos errados, segundo funcionários ouvidos por O Dia. A assessoria de comunicação do Ministério da Saúde no Rio informa que o HFB entregou 33 resultados de exames de hepatite C com erros. Na terça-feira, assegurava em nota que eram 30 os doentes que teriam recebido os documentos com problemas e que o restante seria corrigido antes da entrega.

As suspeitas de que até testes de aids podem ter erros fizeram com que a Defensoria Pública da União enviasse ontem ofício à direção do HFB solicitando a relação de pacientes submetidos a exames em agosto com resultados alterados.

Os erros ocorreram na impressão dos valores de referência (que indicam se as taxas encontradas no paciente são patológicas ou não). Os defensores públicos da União André Ordacgy e Daniel Macedo querem averiguar quantos doentes foram afetados. E deram prazo ao HFB até as 12h de hoje. “O valor de referência gera resultados negativos e positivos. O médico se orienta tendo por base esses valores, e assim indica o melhor tratamento. Não importa que tipo de alteração foi encontrada. O problema é gravíssimo”, afirma Macedo.

Problema de informática

A origem dos problemas pode ter sido erro no sistema de informática do hospital, acreditam funcionários do HFB. Justamente em exames de doenças imunológicas – como aids, hepatite e herpes -, o teste é repetido com métodos diferentes para confirmar o resultado. Cada método contém um valor de referência. O sistema de informações que compara resultados de cada teste teria misturado os valores de referência de métodos diferentes. A direção abriu sindicância, mas ainda não informou o que aconteceu.

`Realidade comum`

Esse é mais um capítulo da crise que acomete o Hospital de Bonsucesso desde julho. O Dia denuncia os problemas desde o início de agosto. Além dos exames, o HFB sofre com falta de medicamentos, insumos, equipamentos e superlotação. Vistoria feita semana passada pela Defensoria Pública da União confirmou as denúncias, mas o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde, João Marcelo Ramalho, minimizou dizendo que “era uma realidade comum”.

Fonte: Agência Aids de Notícias

Data de criação: 09/09/2011
Última atualização: 09/09/2011

Tags:, , ,

Textos relacionados:

AIDS | HIV nas redes sociais

  • orkut
  • twitter
  • facebook
  • youtube
  • rss

2 Comentários Publicados

  1. erika santos disse:

    ola, estou super nervosa , estou com sintomas parecidos , com hiv e probelma que fui acompanhada pelos medicos e fiz exames nao deu nada , agora tenho 1 filho de 11 meses ele nao se desenvolver parece mais pequeno , estou nervosa , se eu tiver hiv meu filho vivera ? por favor me responde estou nervosaaa choro muito

Deixe sua mensagem

Lembramos que a equipe do site AIDS/HIV é formada por jornalistas. Portanto, as informações encontradas no site NÃO dispensam as orientações médicas. O nosso objetivo é informar e nunca substituir a palavra de um médico.


(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem