Especialistas descobrem como o HIV infecta a mulher

Tags:, ,

Especialistas canadenses descobriram que o vírus da imunodeficiência humana (HIV) infecta a mulher ao debilitar a mucosa epitelial genital, indica um estudo divulgado na revista Plos Pathogens.

Os autores do trabalho, da Universidade McMaster (Canadá), observaram como o patogênico ataca as funções desta porta primeiramente, destaca a publicação.

Para isso, os especialistas isolaram células epiteliais do tecido uterino e as puseram em contato com o HIV. Desta forma comprovaram que às 24 horas o patogênico estava a ponto de atravessar a barreira.

Charu Laushic, professora de terapia genética e coordenadora da investigação, indicou que conhecimento dessa ação pode ser importante para o desenvolvimento de novas vacinas e microbicidas.

Em vez de centrar-se em atacar as células onde se resguarda o HIV, as que estão sob o epitélio, teria que se concentrar nas próprias células epiteliais, onde pela primeira vez o vírus entra em contato com o organismo, afirmou.

A maioria das infecções por HIV realiza-se por via sexual. Daí a importância de conhecer como se produz a transmissão.

Na atualidade cerca de 33 milhões de pessoas no mundo são seropositivos, quase a metade pertencem ao sexo feminino.

Fonte: Prensa Latina

Data de criação: 22/04/2010
Última atualização: 23/04/2010

Tags:, ,

Textos relacionados:

AIDS | HIV nas redes sociais

  • orkut
  • twitter
  • facebook
  • youtube
  • rss

Deixe sua mensagem

Lembramos que a equipe do site AIDS/HIV é formada por jornalistas. Portanto, as informações encontradas no site NÃO dispensam as orientações médicas. O nosso objetivo é informar e nunca substituir a palavra de um médico.


(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem