Aids é a principal causa de morte entre mulheres de 15 a 49 anos

Tags:, , ,

03/03/2010 às 16h53

A Unaids (Programa da Organização das Nações Unidas de combate à Aids) lançou um plano de ação de cinco anos para acelerar as ações de violação de gênero e direitos humanos que continuam colocando mulheres e jovens ao risco de infecção do HIV. O programa foi lançado nesta terça-feira (2) em Nova York.

Segundo a agência, a infecção pelo HIV se transformou na principal causa de morte entre as mulheres com idade reprodutiva, de 15 a 49 anos.

Na África do Sul, a prevalência de mulheres infectadas está entre a faixa etária dos 15 a 24 anos, o equivalente a três vezes mais do entre os homens da mesma idade.

A agência ainda denuncia que mais de 70% das mulheres no mundo sofrem violência, o que impede muitas vezes de conseguirem autonomia para manter relações sexuais seguras.

Segundo Michel Sidibé, diretor-executivo da Unaids, a “violência contra a mulher é inaceitável e não deve ser tolerada”.

Em dezembro de 2008, 33,4 milhões de pessoas que estão infectadas com o vírus HIV no mundo, destas 15,7 milhões, quase a metade, são mulheres. A proporção de mulheres infectadas com HIV tem crescido em várias regiões ao redor do mundo nos últimos dez anos. Na África subsaariana, 60% das pessoas com HIV são mulheres.

Fonte: R7

Data de criação: 03/03/2010
Última atualização: 25/03/2010

Tags:, , ,

Textos relacionados:

AIDS | HIV nas redes sociais

  • orkut
  • twitter
  • facebook
  • youtube
  • rss

Deixe sua mensagem

Lembramos que a equipe do site AIDS/HIV é formada por jornalistas. Portanto, as informações encontradas no site NÃO dispensam as orientações médicas. O nosso objetivo é informar e nunca substituir a palavra de um médico.


(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem